Broly
Broly (ブロリ Burori?) é um personagem fictício da série Dragon Ball. Ele fez sua primeira aparição em 1993 como o poderosíssimoantagonista do filme Dragon Ball Z - O Poder Invencível. Posteriormente, Broly reaparece em Dragon Ball Z - O Retorno do Guerreiro. EmDragon Ball Z - O Combate Final, Broly é ressuscitado por meio de tecnologia em um corpo biônico, onde passa a ser chamado de Bio-Broly. Seu nome vem de Brócolis (ブロッコリー? "burokkorī"), que retirando a sílaba "kko", é o seu nome em japonês, Burorī, que traduzido ao português é Broly.
Broly é de fato, o Legendário Super Saiyajin existente nas lendas e mitos dos Saiyajins. Ainda bebê, ele foi atormentado pelo choro de Gokue por isso, sofre de frequentes ataques de raiva e destrói qualquer coisa em seu caminho. Seu maior objetivo é matar Goku.
Obs.: Broly é considerado o Lendário Super Saiyajin apenas na linha histórica dos filmes, que não possuem nenhum encaixe e ligação com a história do mangá, sendo neste último Son Goku o Lendário Super Saiyajin. Porém no especial onde Bardock volta ao passado e se transforma em Super Saiyajin, ele derrota o antepassado de Freeza ao se transformar e dá origem à lenda do Super Saiyajin.
Broly | |
---|---|
ブロリ | |
| |
Primeira aparição | Dragon Ball Z - O Poder Invencível |
Última aparição | Dragon Ball Z - O Combate Final |
Criado por | Akira Toriyama |
Vozes | Bin Shimada [1] Thiago Zambrano(filmes 8 e 11) Cassius Romero(filme 10) |
Perfil | |
Espécie | Saiyajin |
Vida no animangá | |
Local de nascimento | Planeta Vegeta |
Família | Paragus (pai) |
Personagem de Dragon Ball' Portal Animangá |
Personalidade
Sua personalidade é similar à de um psicopata, como ele geralmente tem exposições tremendas de raiva incontrolável, e é erguido pela própria idéia de trazer a destruição, inevitavelmente, esmaga seus inimigos. Não ama nada mais do que a destruir coisas, como demonstrado pela sua desenfreada destruição de planetas, afim de causar intimidação. Broly demonstra uma tendência psicótica em brincar com suas vítimas e com oponentes fracos, usando sarcasmo sádico, provocando-os muitas vezes a socá-lo, sem efeito. Ele raramente tem algo a temer quando qualquer adversário o enfrenta. Está implícito que Broly poderia ter crescido insano de viver com a dor e o medo sofrido por tanto tempo. Devido à sua tremenda vontade destrutiva, seu pai, Paragas, foi obrigado a construir um aparelho que lhe controlasse. O invento funcionou, mas deixou de poder contê-lo quando Broly reencontrou Goku e seu ódio interno, libertando-se em posse completa de seus poderes. Em O Retorno do Guerreiro, sua fúria eterna o consome, fazendo-o pronunciar somente uma palavra: "Kakarotto" (o nome Sayajin de Goku).
Habilidades e Poderes
Broly tem um estilo de luta que é muito diferente da maioria dos personagens de Dragon Ball. Ele freqüentemente usa agarrões, pisadas, esmagamentos e colisões em oposição a socos e pontapés furiosos, mas ele ainda é rápido o suficiente para escapar de qualquer ataque que se aproxima. Ele parece favorecer um estilo de luta que se assemelha ao wrestling, até certo ponto. Suas ondas de energia também funcionam de modo semelhante à Soukidan de Yamcha e Bakurikimaha de Piccolo, como Broly tem total controle sobre seus movimentos. Eles também tem suas próprias características. São muitas vezes usadas, pequenas esferas de coloração verde ou então um grande número de explosões, todas jogadas em um único alvo ao mesmo tempo. Broly usa este ataque para destruir cidades, bem como visar os inimigos que ele não seria capaz de atacar muito bem com a única. Seu ataque mais destrutivo e perigoso, é aquele que começa como uma esfera compacta de energia, mas ao atingir o alvo, ele se transforma em uma enorme esfera com enorme poder destrutivo. Broly usou este ataque para destruir planetas. É chamado de "Explosão Omega" (オメガブラスター?)[2].
Devido ao tamanho de seu poder, Broly pode atingir o poder de um Super Saiyajin normal antes mesmo de se transformar. Quando não usa seu total poder de Super Saiyajin, seu cabelo preto ganha a coloração azul com pequenos detalhes roxos. Ao ativar sua forma Super Saiyajin completa, ele adquire a cor dourada. Além dessa transformação, ele também possui o Lendário Super Saiyajin. Devido ao fato de ter nascido o lendário guerreiro, ele é o único capaz de atingir esse nível. Foi usado duas vezes, na primeira, quando libera todo seus poderes para atacar Goku, e na segunda, para explodir a Terra, junto de Gohan, Goten e Trunks. No Lendário Super Saiyajin, seus músculos crescem exageradamente sem afetar sua velocidade, seu cabelo adquire a cor dourada esverdeada, suas pupilas desaparecem e a defesa aumenta a ponto de aguentar a explosão de um planeta. Fora isso, ele pode criar escudos com seu Ki que resistem até mesmo ao magma vulcânico. No jogo Dragon Ball: Raging Blast, Broly possui uma forma Super Saiyajin 3.
História
Passado
Broly nasceu ao mesmo tempo que Goku e durante o período em que Rei Vegeta começou a temer o Legendário Super Saiyajin. Logo que nasceu, ele surpreendeu a todos no hospital pois tinha um poder de luta de 10.000[5], alcançado os mais poderosos Saiyajins da época como o Rei Vegeta e Bardock. Ele foi colocado em repouso no berço ao lado do de Goku, que chorava intensamente de fome. Esse choro impediu Broly de poder dormir. Ao saber do nascimento de Broly, o Rei Vegeta logo percebeu que ele era o Legendário Super Saiyajin que só nasce a cada 1000 anos. Temeroso de que Broly se tornasse uma ameaça no futuro, o Rei ataca ele e seu pai Paragus brutalmente, deixando-os a beira da morte. Os corpos de ambos foram jogados fora, mas Broly conseguiu usar seu Ki para fugir do Planeta Vegeta junto de Paragus. No dia seguinte, Freeza destruiu o Planeta Vegeta, mas Goku foi mandado para a Planeta Terra segundos antes. Broly foi crescendo como qualquer outra pessoa, mas o remorso que tinha pelo choro de Goku o causou vários distúrbios mentais e ele destruia todos os planetas onde morava. Mudando incessavelmente de planeta, Broly acaba destruindo toda a galáxia sul e oeste, o que chamou a atenção do Kaioh do Norte. Para dar um basta nas coisas, Paragas criou um aparelho que controlava o Ki de Broly, deixando-o impossibilitado de usar seus poderes. Com Broly controlado, os dois se mudam para um Planeta desabitado, onde tomaram a meta de matar o Príncipe Vegeta.
O Poder Invencível
Logo ao saber sobre a destruição das galáxias sul e oeste, o Senhor Kaioh do Norte contata Goku para verificar as coisas. Enquanto isso, Paragas vai à Terra e leva Vegeta, Gohan, Trunks do Futuro, Kuririn e Mestre Kame para o planeta onde ele morava. Ali, eles conhecem Broly, que a primeira vista parecia calmo e gentil. Contudo, Goku sente seu poder e se teletransporta para lá, renascendo a antiga raiva de Broly. Durante a noite, Broly usa o seu Quase-Super Saiyajin para não ser reconhecido, e ataca Goku. Os dois batalham e Goku quase é morto, mas Paragas de longe, o faz parar a luta. No dia seguinte, Goku tenta convencer Paragas de que Broly foi quem o atacou à noite, mas este permanece negando. Contudo, a fúria de Broly desencadeia e seu poder vai aumentando, ele muda a cor dos cabelos para azul (uma coloração desconhecida em um Saiyajin) nesse momento Vegeta se transforma em Super Saiyajin e o ataca com um poderoso "Ataque Big Bang" pelas costas, mas Broly não sofre nenhum arranhão, logo ficou comprovado que essa transformação(de cabelo azul) já supera o poder de um Super Saiyajin, Broly continua partindo pra cima de Goku, Vegeta fica assustado e perde a coragem de lutar, Paragas Tenta parar Broly com o dispositivo que o deixava tranquilo, mas era tarde. Broly desperta o poder máximo e se transforma no Legendário Super Saiyajin, destruindo a tiara com o dispositivo. Sua força é superior a de um Super Saiyajin 2, mas inferior a de um Super Saiyajin 3, entretanto o KI de Broly nunca acaba. Começa a luta entre ele e os Guerreiros Z e o lendário super Saiyajin, que são facilmente derrotados perante o seu poder. Os golpes de Broly são baseados em Agarrões, Esmagamento, Pisões e Socos. Já que Broly nunca teve um treinamento de Artes Marciais como os guerreiros Z. Ao meio da luta, Broly percebeu que seu pai tentava fugir pois estava horrorizado com o filho, e por isso, ele o esmaga. A cada vez que derruba os guerreiros Z, Broly libera uma grande quantidade de KI, expelindo enormes bolas de energia, Isso faz com que seu Ki aumente ainda mais. Retomando a batalha, Piccolo, que sentia o Ki do legendário guerreiro da Terra, aparece para proteger Gohan. Apesar de seus esforços, ele também é derrotado. O único que conseguiu se levantar foi Goku, que continuava apanhando e contra atacando Broly que reuniu a energia de todos e assim, conseguiu deixar Broly inconsciente. Os guerreiros são teletransportados por Goku para longe do planeta, que iria ser atingido por um cometa. Durante a colisão, Goku pensou que Broly havia sido morto, mas depois descobriria que estava enganado.
O Retorno do Guerreiro
Broly sobreviveu a explosão e vagou inconscientemente pelo espaço, até cair na Terra. Sete anos se passaram e Goku está no Outro Mundo. Broly permaneceu desacordado até um dia em que Trunks, Goten e Videl foram procurar as Esferas do Dragão. A última esfera se encontrava com um xamã de um vila, bem perto de onde Broly repousava. Na busca, Videl grita com Goten que começa a chorar, acordado Broly novamente. Ele se transforma em Super Saiyajin e parte para o local onde ouvia o choro. Logo que o viu, Broly associou Goten à Goku e começou a atacá-lo. Ele, Trunks e Videl tentam resistir mas são brutalmente agredidos. De longe, Gohan sentiu os efeitos da luta e aparece para ajudar. Mesmo surpreendido por ver Broly vivo, ele começa a lutar. Apesar de estar no Super Saiyajin 2, Gohan mau conseguia lhe dar um golpe que realmente o machucasse. Sem mais escolhas, ele ataca o centro da Terra, provocando uma erupção vulcânica. Broly é engolido pela lava. Contudo, nenhum dano lhe é feito e ele começa seu ataque final. Broly se transforma no Legendário Super Saiyajin novamente e dispara seu ataque mais poderoso, a Explosão Omega. Gohan e Goten se levantam e atiram dois Kamehamehas no ataque do inimigo, mas só conseguem atrasá-lo momentaneamente. Pensando estar sem esperanças, Goten pede ajuda à Shenlong, que mesmo estando dentro das esferas, trouxe o espírito de Goku para ajudar. Goku lança um terceiro Kamehameha que empurra a Explosão Omega de volta para Broly, que iria rebater o golpe, mas é distraído por Trunks. Seu próprio ataque o empurra até o Sol, onde ele é incinerado e morto definitivamente.
O Combate Final
Após a morte de Broly, o xamã da vila onde estava a última coleta um pouco de seu sangue e vende para um grupo de cientistas que realizavam experiências com o DNA. Goten,Trunks e videl que estavam na ilha onde eram feitos os experimentos encontram um corpo biônico dentro de um tubo de vidro. Era o corpo de Broly, que estava aos poucos sendo recriado. Após sua finalização, a pele do clone, conhecido como Bio-Broly, começa a rachar e mostrar sua verdadeira forma, uma forte criatura lamacenta, porém bem menos poderosa do que o verdadeiro Broly. Ele ataca o laboratório, apesar de que Goten e Trunks estarem tentando detê-lo. Bem longe dali, Kuririn sente o grande Ki do Bio-Broly e logo percebe o perigo que a Terra corria. Ele vai até a ilha para ajudar os garotos e conseguem cortar a cabeça do clone, mas ela é logo regenerada. Com toda a destruição que estava sendo causada, vários elementos químicos caem em Bio-Broly, fazendo-o aumentar de tamanho até se tornar um gigante. Devido a essa tamanho, pedaços da sua estrutura gosmenta escorria pelo seu corpo e ao atingir a água, se solidificava. Kuririn percebeu esse detalhe e avisou à Goten e Trunks. Os três então atacam o mar, criando uma grande onda que atingiu Bio-Broly e o petrificou. Impossibilitado de fazer qualquer coisa, Bio-Broly rachou após se atingido por ataques de Goten,Kuririn Trunks. Ao fim do filme, Goku é visto no Outro Mundo, sendo avisado de que Broly está devastando todo o inferno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário